(Des)Gostos musicais

Semana passada meu “amigo” (a gente pode chamar de amigo alguém que enche a nossa ciaxa postal toda semana de textos inspiradores? Eu acho que sim…) Luciano Pires enviou um texto que fala sobre as diferenças de gostos (?) musicais. Conta sobre sua frustração durante um churrasco com família e amigos, cada grupo querendo impor seu (des)gosto musical sobre o outro. A coisa toda é, no mínimo, engraçada… se não fosse trágica.

Sei do que o Luciano fala. Já saí de baladas uma hora depois que eu havia chegado, pelo simples fato de que a música era nada mais do que barulho. Vocês que me desculpem, mas música para mim tem que ter melodia, harmonia, poesia. Se a letra é meio batida, ela tem que ter aquela melodia gostosa, que te põe pra cima, ou que te faz querer dançar abraçadinho (nem que seja com o cabo da vassoura na cozinha… rs…).

Agora, como pode um “batidão” falar ao coração da gente? Não dá, né?

E foi assim que eu passei a “garimpar” DVDs e CDs para a minha Belah. Sim, ela tem só um ano e meio. Mas, quando Belah ganhou um DVD da Xuxa (eca!) e, por conta da capa colorida, quis vê-lo, eu quase enfartei. Mas não é que ela NÃO GOSTOU de nenhuma música no DVD?!? Bom, para não dizer mentira, ela pedia insistentemente que eu repetisse um vídeo onde apareciam um par de pés e outro de mãos coloridos dançando…

Verificando que a pequena é seletiva, aproveitei a deixa e enchi seus olhos e ouvidos com DVDs do grupo Palavra Cantada (música infantil brasileira, com melodia, prosa e verso), Baby IQ (música clássica) e até um DVD dos vídeos imortais do Zé Carioca cantando Aquarela Brasileira, Tico-tico no Fubá, Na Baixa do Sapateiro, e por aí vai.

A Belah adora. Rebola o bumbunzinho o tempo todo, conversa com o vídeo, pede para repetir.

Então, amigos leitores, deixo a dica: um ouvido se educa de pequeno. Se você enche seu bebê de barulho desde de miúdo, como vai querer que ele tenha discernimento musical mais tarde? Opções existem aos montes, e muitas vezes mais baratas que os “hits” da Xuxa e companhia. Basta querer investir…

Luciano, ótimo insight! Mais sorte da proxima vez, meu amigo. 🙂

 Para quem se interessou:

  • CD+DVD Palavra Cantada
  • CD Cantigas de Roda (selo Palavra Cantada)
  • Baby IQ
  • CD+DVD Samba da Disney
Um pensamento sobre “(Des)Gostos musicais

  1. Tenho que falar, Palavra Cantada é uma benção! A semana toda fico com as musiquinhas na cabeça, quando penso em reclamar, lembro, “Poderia ser Xuxa!”

Deixe um comentário

