Santa Sara Kali

Santa Sara Kali, com seu manto azul e sua (linda) pele negra...

Ontem, dia 24 de Maio, foi dia de Santa Sara Kali, a santa cultuada principalmente pelos ciganos. Ela, com seu manto azul e sua pele negra, protege e abençoa esse povo alegre, cheio de vida, filhos do fogo e do vento, amantes da liberdade e da música.

Neste último final de semana, muitas casas espirituais tiveram cultos voltados a Santa Sara. Nessas festas, o amor, a alegria e a abundância são o tema. O vermelho e o dourado, cores da paixão e do dinheiro, sempre predominam. Há comida, música, alegria, festa. Os preceitos da liberdade de expressão, tão importantes para o povo cigano, são sempre lembrados. Todos se irmanam, todos são aceitos como são.

Lembro-me do primeiro dia em que coloquei o pé na Tenda do Pai Benedito aqui no Itaim Bibi: era Festa de Ciganos. Há meses vinha procurando uma casa espiritual que fosse próxima e que eu pudesse freqüentar e, por obra do destino, entrei lá justamente no dia de Santa Sara.

Lembro-me da casa simples, do terreiro pequeno, e do calor, da alegria, da paz que eu sentia ali dentro. Quando chegou a minha vez de me consultar, o médium incorporado com o cigano de nome Igor me perguntou “Qual o seu nome?”, e eu disse “Sarah”. Ele sorriu acenando afirmativamente com a cabeça: “Chegou no dia certo, né filha?”.

Tenho, desde pequena, paixão pelas tradições desse povo. Adoro a dança, as roupas, as comidas… tudo, tudo. E sei hoje que Santa Sara deu um “jeitinho” para que esse nosso encontro acontecesse no Seu dia há três anos atrás.

Kali yê!

Na Umbanda, Santa Sara Kali é sincretizada com Egunitá, que é feminina, de polaridade negativa, absorvente. Egunitá é o Trono Feminino da Justiça, e juntamente com Xangô, formam o par vibratório que regem sobre toda a justiça no planeta.

Seu elemento é o fogo; sua vela é laranja ou dourada; sua pedra principal, a ágata de fogo.

Se alguém foi injusto com você, recorra a ela. Egunitá consome tudo o que é injusto. Mas, cuidado: peça sempre para que ela interceda de acordo com a Lei e a Justiça Divinas, pois nossos conceitos de certo e errado ainda estão muito ligados ao mundo terreno, humano. Se for meredor, esta mãe intercederá a seu favor, não tenha dúvidas. É ela quem executa a Justiça, depois que a Lei Divina é aplicada. Ou seja, a Lei (ar) alimenta a Justiça (fogo), e assim caminham sempre juntas.

Ciganos

A linha de ciganos, na Umbanda, são regidos por esta mãe guerreira. São Guias alegres, que trabalham com fitas, frutas, incensos, música. Seu campo de atuação está principalmente vinculado ao amor e ao dinheiro. Têm uma sabedoria incrível com relação à Magia, e um respeito profundo à natureza como um todo.

Ciganos(as) gostam de taças com vinho ou champanhe, moedas douradas, leques, flores amarelas, laranjas, vermelhas (rosas, principalmente), incensos. Se você tem problemas nessas áreas, consulte-se com um desses Guias, ou mesmo peça à linha de ciganos que o auxilie. Acenda uma vela, adicione um cálice com água e uma rosa vermelha, acenda um incenso, e até mesmo umas três moedinhas douradas. Acalme o pensamento e peça com fé pela força e proteção desse povo rico e sábio. Você pode se surpreender com os resultados! 😉

Anúncios

8 pensamentos sobre “Santa Sara Kali

    • Sim, é a mesma. Tem Santa Sara vestida de várias cores, até de vermelho. Vai do gosto e não muda nada. 😉

  1. GOSTARIA DE ADQUIRIR UMA IMAGEM DE SANTA SARA IGUALZINHA A ESTA. ONDE POSSO ADQUIRI-LA??? ESTA MUITO DIFÍCIL ACHAR UMA IGUAL A ESSA.

    • Oi Christina, não sei ao certo onde vc encontraria, mas se você mora em São Paulo existem muitas lojas boas de imagens. Dê uma verificada no Google e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s