And the Oscar goes to…

Pois é… hoje fiquei sabendo que o filme a representar o Brasil no Oscar será “Lula: o Filho do Brasil”. Fiquei perplexa. Pensei comigo mas quem será que escolhe? E como tudo o mais que eu não sei, perguntei pro “tio” Google. Descobri que havia uma votação aberta ao público de 8 a 20 de Setembro para selecionar o tal representante. Interessante é que não vi propaganda disso em lugar algum… o que me soa bastante estranho. Para que algo seja assim tão democrático há que se informar da disponibilidade, certo?

Bom, mas não adiantou nada a tal votação. A merda está feita, desculpem o palavrão, mas eu explico.

O mais esquisito… leiam os comentários da página neste link. Percebam que QUASE A TOTALIDADE dos comentários refere-se a Nosso Lar. Alguns ao filme sobre o Chico Xavier. E nenhum, repito, NENHUM dos comentários fala do tal filme sobre o Lula.

Depois, ainda entrei neste outo link em que consta o filme Nosso Lar como vencedor da votação com um total de esmagadores 70% dos votos! Contra apenas 1% para o filmeco do Lula (haha… bocó!).

No post, a comissão do Ministério da Cultura exprime que:

O resultado será uma indicação para auxiliar a Comissão de Seleção (composta por membros indicados pelo MinC, pela SAv, Ancine e Academia Brasileira de Cinema) na decisão de qual filme brasileiro recomendar para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, no Oscar 2011.

Hahaha! Fala sério! E continua com:

O objetivo desta enquete foi o de estimular as pessoas a assistirem a produção nacional de cinema, apontando seus filmes favoritos.” Hã?!?

Traduzindo:

Como vocês não votaram no filme que a gente queria, nós vamos fazer de conta que a votação era só para nos auxiliar na decisão.

Agora, perguntas que não querem calar:

  • Como pode uma comissão julgadora simplesmente ignorar 70% dos votos?
  • Como pode selecionar um filme tão inespressivo, em termos de bilheteria e audiência, face a outro tão estrondosamente aclamado?
  • Como pode uma comissão julgar que a “biografia” de um único homem, que fez pouco por seu próprio país, pode se comparar a uma mensagem universal e de esperança como a que vimos através de Nosso Lar?

A ditadura está aí minha gente. Quem tiver olhos para ver, que veja. Isso pode parecer pouco, mas é só a ponta do iceberg.

Estou em luto pelo Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s