Ao invés de postes, árvores!

Sim, é isso mesmo. Já imaginou se as folhas das árvores emitissem luz? Pois é, um grupo de cientistas em Taiwan descobriu recentemente que se eles introduzissem nanopartículas de ouro nas folhas das árvores, elas brilhariam com uma luminosidade levemente avermelhada. A idéia é bem engenhosa – não só economiza eletricidade e diminui as emissões de CO2, como também reduz enormemente a poluição luminosa das cidades grandes.

A descoberta foi acidental, e deu-se quando os cientistas buscavam uma maneira de produzir iluminação de alta-performance sem utilizar o pó de fósforo. O professor Shih-Hui Chang explica que “o light emitting diode (LED) substituiu as fontes de luz tradicionais em muitos painéis e postes de rua. Muitos desses LEDs, especialmente os brancos, utilizam o pó de fósforo para estimular a luz em diferentes comprimentos de onda. No entanto, o pó de fósforo é altamente tóxico e extremamente caro”.

Sendo assim, o Dr. Yen-Hsun Wu teve a idéia de procurar por um método menos tóxico que substituísse o pó de fósforo. Ao implantar as nanopartículas de ouro nas folhas da bacopa caroliniana, os cientistas foram capazes de induzir a clorofila das folhas a produzir uma luminescência avermelhada. Sob luz ultravioleta, as nanopartículas de ouro produziram uma fluorescência roxo-azulada que dispara a emissão avermelhada da clorofila circundante.

“No futuro, o bio-LED pode ser utilizado para fazer com que as árvores de uma estrada fiquem iluminadas à noite. Isto conservaria energia e ainda absorveria o CO2, uma vez que a luminescência do bio-LED faz com que o cloroplasto execute a fotossíntese”, disse o Dr. Yen-Hsun Su numa entrevista.

Quer saber mais? Acesse o link da Inhabitat (site todo em inglês). 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s