Somos um…

Quero deixar aqui registrado um fragmento do livro que estou lendo, Terra dos Ay-Mhorés de Maria Teodoro Ribeiro Guimarães. O livro foi editado pela Editora do Conhecimento em 2008, mas eu fiquei abismada com as palavras que li há poucos minutos atrás – elas dizem praticamente o mesmo que o Guardião da Vida me intuiu há uma semana.

(…) A natureza segue seu curso, indepente dos erros ou acertos dos homens, que fazem parte dela, apesar de não acreditarem nisso e se colocarem em uma posição de superior dualidade em relação a ela. Ela se adapta, se expande e segue seu curso, construindo planícies floridas, lindos bosques ou elevando os mares à altura das montanhas. (…)

Não faz diferença para a grande consciência que a rege a atitutde dos homens ou o rumo que as coisas vão ter. Tudo segue o seu caminho. Tudo acaba e depois recomeça nos intermináveis ciclos da vida. Os homens desavisados, de quando em quando, correm esbaforidos e perplexos para todos os lados, tentando compreender seu próprio sofrimento. Pudessem eles ter se detido um instante para ouvir os pássaros ou as ondas do mar ou ainda serem agradecidos à árvore que lhe oferta o fruto e ao animal que lhe oferta trabalho e carinho e talvez compreendessem mais e sofressem menos.

(…) A natureza é sábia e nós apenas fazemos parte dela. Então, ela também é parte de nós. Somos um. Então, se tens raiva, tua raiva a atinge e a tudo contamina: os campos, as lavouras, os homens. Pára de atrapalhar e muito já terás feito. (…)

Esse o ensinamento do Sumo Sacerdote Tabajara ao seu amigo e conterrâneo Ararype. E no entanto é um ensinamento que nós nunca conseguimos internalizar. Quando será que nós vamos deixar de atrapalhar, hein?

Okê Arô os Caboclos! Salve a nação índia!

==============

Se você se interessou, leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s