Espelho, espelho meu…

O ser humano tem por conduta principal a crítica alheia. Criticam tudo, da aparência aos modos, da fala aos trejeitos, da capacidade às manias. No entanto, esta crítica é sempre externa, para os outros apenas. Talvez 1% da humanidade seja capaz de uma análise crítica, imparcial, de si própria.

Para a grande maioria, aqueles que vivem sob a ilusão da materialidade apenas, isso é mais um “problema” a ser decantado no tempo certo, quando de seu despertar. No entanto, para os 25 ou 30% no mundo que se dizem “aprendizes” da espiritualidade, isto é um veneno. Uma erva daninha que se espalha e vai envolvendo a tudo e a todos e, quando se vê, a pessoa não mais consegue manter certo grau vibratório, e acaba por ser tragada nas mais variadas formas de problemas, das doenças mais simples, como alergias e constipações, aos casos mais graves, como obsessões incoscientemente consentidas ou até mesmo cânceres do aparelho vocal e bucal.

Queridos alunos do Eterno, cuidado!

Entendam que aquele que está próximo de vós, aquele que mais vos irrita, é justamente vosso espelho d’alma. Percebam que aquele irmão teimoso que não aceita vossos tão “sábios” conselhos é, na verdade, um alerta vivo para vossa própria teimosia.

Aquele companheiro que a tudo destrói, nada mais é que o reflexo de sua própria violência. O chefe autoritário e mesquinho é espelho de vossas próprias inclinações, caso estivésseis no lugar dele.

Percebei, avaliai, julgai a vós próprios em primeiro lugar… vossas tendências de comportamento, vossos pensamentos, vossas palavras, definem e moldam vossa realidade circundante. A Vida é sábia e jamais faz com que um ser conviva com algo que lhe incomode por simples capricho. Tudo é aprendizado. Tudo é evolução.

Antes de apontar o dedo e passar julgamento externo, voltai-vos para vós próprios. Avaliar e analisar tendências de comportamento nem sempre é tarefa simples de se concluir, mas é imperativo que aqueles que buscam a espiritualidade como caminho de vida percebam esta necessidade.

Espelhai-vos nos grandes avatares da humanidade. A todos é comum um traço de personalidade – a ACEITAÇÃO. Aceitar significa compreender as diferenças, avaliar os sentimentos e emoções, interiorizar e suplantar as dificuldades, e assim evoluir em paz. Só aquele que aprende a verdadeira aceitação possui paz de espírito; e somente aquele que desenvolve a verdadeira paz de espírito pode galgar os degraus mais altos da evolução.

O estado búdico ou crístico só é alcançado quando a real compreensão desta máxima divina é apreendida e interiorizada.

O amado príncipe hindu, Sidharta Gautama, ao sentar-se sob a árvore em posição meditativa de lótus, buscava o chamado Nirvana – o estado de iluminação em que o discípulo compreende a Vida. Só há compreensão quando o Ser aquieta-se, quando o Ego é sobrepujado. Eliminam-se as dúvidas e o medo e em seu lugar surgem a verdadeira Fé na Vida e a Paz perene que só a aceitação pode trazer. Neste momento, o amado príncipe torna-se Buda, o Iluminado.

Da mesma forma, o Cristo ensinou, através de exemplos, sobre seu estado evolutivo. A imanente passagem do apedrejamento da adúltera, quando sabiamente o Amado Mestre diz: “Atira a primeira pedra aquele que nunca pecou”, reflete bem a maneira como todo discípulo do Altíssimo deveria comportar-se.

Da mesma maneira, o incomparável Mahatma Ghandi, com sua cultura da não-violência, afirmou algumas vezes: “Olho por olho, e o mundo acabará cego”. E assim é, amados irmãos.

Não importa a religião ou filosofia que vós seguis, render-se à sabedoria do Mais Alto é isso – é aceitar a sabedoria que só a Vida possui e assim seguir sem críticas, sem violências, sem julgamentos.

Eu sou Caboclo das Sete Portas, a mando de nosso Amado Trono da Evolução, Obaluayê.

Atotô!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Espelho, espelho meu…

  1. Oi querida, adorei.
    Te adicionei como amiga no face, pois acho que temos pensamentos em comum.
    Desculpa não responder lá pelo grupo, mas acabei de me desligar de lá.

    • Oi Andressa, seja bem-vinda! Já respondi à sua solicitação e sinta-se à vontade para comentar e ler os posts. Eu continuo no grupo porque gosto das opiniões antagônicas… rs… me ajudam no meu trabalho como médium psicógrafa e como escritora. E de vez em sempre eu comento lá para ver em que pé estão todos, no geral.
      Muito boa-noite e seja bem-vinda! 😉

  2. EXCELENTE,ATÉ MESMO….. MONUMENTAL o conjunto de ensinamentos contido nesta mensagem,magnífica,perfeita,em si mesma,ah,quantos e quantos,aqui na web,precisam aprender tais ensinamentos…… ´já pensaram,que beleza,ao invés de perdermos tempo tentando atacar,difamar,inquinar o outro,se cada um conseguisse,quisesse,aceitasse APRENDER com o outro o que este tem a ensinar??? ….. Realmente,é vero,uma coisa é discutir saudavelmente,comentar conteúdos,outra coisa,bem errada e desequilibrada mesmo,é atacarem-se pessoas,isso não leva a nada,não melhora ninguém,não serve a bons propósitos,menos ainda,dentro do magnífico e tão complicado universo dos valores espiritualistas esoteristas,não é mesmo??? Vamos,portanto,aprender a melhorar-nos,vamos estudar os conteúdos dessa magnífica mensagem,vamos GANHAR em tempo e energia vital colocando comentários equilibrados e saudáveis,ao invés de DEPAUPERAR-NOS com coisas negativas e nugativas. Simples assim,pois não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s