E o Umbandista, quem é?

O Umbandista crê num Deus único, que ele denomina Olorum. Embora assim seja, ele sabe que Deus, a Fonte, é uma só e que não importa que nome dêem a Ele – Yavé, Alá, Tupã, Zambi –, o Universo possui apenas uma Fonte Criadora de Tudo o que É.

O Umbandista cultua este mesmo Deus também através de suas expressões na natureza, sendo estas representadas e nomeadas Sentidos da Vida, ou Linhas de Umbanda. Estas expressões ou exteriorizações do Mental Divino são emanadas através dos Orixás, seres essencialmente divinos, de energia puríssima, que não possuem necessidade de formas plasmadas e que sustentam, através de seus magnetismos mentais superiores, todo o Universo criado por Olorum.

Embora o Umbandista cultue sete dos sentidos da vida – Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração –, distribuídos e sustentados por 14 Orixás, ele sabe que há milhares de Mistérios Divinos ainda não revelados à humanidade e que a criação divina é infinita e insondável em seu atual estágio evolutivo. E ele também reconhece estas mesmas divindades em outras culturas, como a Romana, a Grega, a Egípcia, a Indu e outras mais.

O Umbandista crê na multitude das existências e, assim sendo, respeita e dá igual valor a todas as raças, crenças, credos, gêneros, escolhas e seres. Ele sabe que, se hoje é branco, um dia foi índio, ou negro, ou oriental. Sabe que, se hoje gira sob o som dos atabaques, ontem orava na sinagoga, nas matas, nas catedrais… entende que o mal que pratica hoje deverá ser purgado um dia, assim como o bem que planta o acompanhará eternamente. Por isso ele se observa e corrige sempre.

O Umbandista é, acima de tudo, um Universalista. Ele não converte ninguém e não apregoa suas crenças como verdades absolutas, porque isto seria o mesmo que negar a evolução natural da existência. Ele crê na evolução das Centelhas Divinas, desde sua criação por Deus até o infinito, passando por vários dos mundos habitados e dimensões da Vida em todo o Cosmos.

Para o Umbandista a morte é uma passagem. Ele crê na imortalidade do espírito, mas sabe que o “céu” e o “inferno” vivem dentro dele próprio, sendo ditados por sua consciência e seu estado vibracional no momento de seu desencarne.

O Umbandista crê e reverencia a todos os grandes avatares da humanidade, não importando se foram judeus, como Jesus Cristo; muçulmanos, como Maomé; hinduístas, como Buda. Todos estes e muitos mais são espíritos imortais a serviço de Deus para o progresso da humanindade e, como tais, são respeitados e amados pelo Umbandista.

Esse é o Umbandista. Ele é templo e sacerdote; médium e cambone; mestre e aprendiz; mago e guerreiro. Almeja as glórias do céu, e para isso não tem receio de descer aos “infernos”. Aliás, para o Umbandista, o Diabo é folclore e Deus mora dentro do coração da cada um. Para o Umbandista existem almas enfermas e maléficas que precisam de encaminhamento e cura para então voltarem ao curso correto de suas evoluções.

O Umbandista compreende que a cada um é dado conforme suas obras, e portanto não é afeito a pieguices, doutrinações ou piedades desnecessárias. Ele ensina, se a ele for questionado; ele ouve e auxilia, se assim lhe for solicitado e merecido; e ele cala, se o conhecimento não puder ser revelado.

O Umbandista prega a paz entre os povos, o respeito à natureza e aos animais, a igualdade de direitos e deveres entre os seres.

Assim é o Umbandista. Assim é a Umbanda.

===============================

Este texto foi-me ditado às 3 da manhã de hoje pelo espírito que, em dias de gira, se apresenta como Vó Benedita de Aruanda. Nesta mensagem, no entanto, ela usou de vocabulário culto, atualizado e, quando aproximou-se, senti-a como um espírito jovem e de muita, muita luz. Quase consegui vê-la, e isso me deixou muito feliz. Saravá a Umbanda! 😉

Anúncios

5 pensamentos sobre “E o Umbandista, quem é?

  1. Que texto lindo!
    Exemplifica e esclarece exatamente o que a umbanda tem que ser dentro do coração de cada umbandista.
    Tenho muito orgulho de cultuar Olorum e meus orixás!
    Saravá!

    Meu carinho a você que sempre nos enriquece com as belíssimas mensagens!

    Beijos!

  2. Belíssimos e verdadeiríssimos conteúdos!!!!! Tenho absoluto respeito e apreço por todas as pessoas realmente umbandistas,que vivenciam tão sábios e preciosos ensinamentos!!! O que a tal colocar-se em oposição,que receba requalificação luminosa / numinosa,até porque,Evolução é para todos. Saravá,Axé,SHALOM!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s