Fé no tempo

time

Eu não sou dona do tempo. Ninguém o é, assim como não detemos o comprimento, a largura, ou a espessura de algo. Mas, de todas as dimensões, o tempo (quarta dimensão) é a que mais incomoda.

Ele faz a gente envelhecer.

Ele distancia sonhos e metas de seus aspirantes.

Ele separa e junta por períodos nem sempre agradáveis.

Então eu tento pensar no tempo como uma dimensão mais próxima das outras. Sabe quando você pára na porta de um cômodo e em um passar de olhos é capaz de ver os quatro cantos, as paredes, e tem a exata noção de pequeno ou grande? Eu tento olhar o tempo assim quando ele me incomoda.

Tento fechar os olhos e ver o canto extremo, oposto a mim, no tempo. Eu, lá na frente. Quando algo me deixa muito ansiosa, ou me incomoda demais, eu fecho os olhos e imagino que já passou, imagino que eu estou lá no fim de tudo aquilo, desfrutando de algo melhor.

A sensação é absurdamente boa e os resultados são surpreendentes. Comecei a fazer isso quando estava na faculdade e trabalhava e estudava demais. Pensava sempre que aquilo tudo já tinha passado: aquela prova difícil, aquele cálculo complicado, aquele chefe sem-noção… costumava perguntar a mim mesma (e ainda me pergunto): que importância isso terá daqui 3 anos? Fechava os olhos e tentava imaginar os desdobramentos da questão, até que percebia o quanto tudo aquilo era pequeno demais para que eu me desgastasse tanto.

Vou dizer: nem sempre funciona. Nem sempre aquilo que eu imaginei realmente veio a acontecer. Muitas vezes foi melhor. E muitas vezes não foi do jeito que eu imaginei, mas eu percebi que havia sabedoria naquilo que a vida tinha me dado em troca.

Tem muita gente que me pergunta: como você não está surtando? E eu sorrio. O segredo tem duas metades: tratar o tempo como qualquer outra das 3 dimensões conhecidas e ter fé. Muita fé.

😉

2 pensamentos sobre “Fé no tempo

  1. muita fé…… acho que isso é onde mais me apego hoje…… por que o tempo pode ser bom, mas também severo quando se trata de assuntos do coração… adoro os seus posts…. me inspiram…. bjs

Deixe um comentário

