Ser filho de Ogum

Hoje, 23 de Abril, é dia de São Jorge – na Umbanda é dia de nosso amado Pai Ogum. Hoje é feriado no Rio de Janeiro, mas não aqui em São Paulo.

Hoje é aquele dia em que as pessoas enchem nosso amado Pai com pedidos do tipo “livra-me de meus inimigos”, “me ajuda em minhas batalhas”, “derruba fulano”, “me afaste de siclano”, e por aí vai.

Na Umbanda Sagrada, Ogum é o par magnético de Iansã. Ambos regem sobre a linha da Lei de Umbanda – a Lei Maior de nosso amado pai Olorum, ou Deus, como queiram.

Ogum é um Orixá de natureza eólica, masculino, irradiante, de polaridade positiva; enquanto Iansã, seu par magnético, é feminina, absorvente, de polaridade negativa. Enquanto Ogum age no sentido de expandir, irradiar e ordenar todos os esforços feitos no mundo em prol da Lei Divina, não importando raça, credo ou gênero, Iansã age no sentido de aquietar, absorver, paralisar e redirecionar tudo e todos que afrontam esta mesma Lei.

Ogum não é somente o Pai das guerras e batalhas. Infelizmente foi associado somente a isso nas mentes das pessoas. Ele é Senhor da retidão de caráter. O Pai amoroso que nos abre os caminhos em todos os sentidos de nossas vidas, aquele que nos dá a força necessária para enfrentar nossa falta de moral, de fibra, de vontade de vencer. É ele a figura enérgica que nos dita como devemos nos portar diante do mais velho, do respeito à nossa família e às nossas raízes. É ele quem nos infere o dever de proteger o mais fraco, o mais ignorante, aquele irmão que bate à porta em busca da palavra amiga e do ombro consolador.

Num mundo onde a ética se encontra esquecida, é Ogum quem nos faz lembrar que nosso inimigo jaz dentro de nossas mentes, de nossos corações, de nossas falhas, de nossa moral torta, de nossos vícios em sociedade.

Ogum é o exemplo de amor à Lei e à Justiça, não essa coisa torta que a humanidade chama de código de ética, mas àquela que brota no coração da gente quando sabemos que o caminho a seguir é o caminho reto do auxílio, da solidariedade, da compaixão, do respeito não só ao próximo, mas a Deus acima de todas as coisas. É Ogum quem nos ajuda a enxergar que nosso Pai Maior, a Fonte de Tudo o que É, existe em cada irmão, em cada folha, em cada animal, em cada gota de água e portanto, merecem nosso respeito e nossa proteção.

Ogum é o arquétipo do homem que respeita, protege e dá valor à sua companheira; do pai presente que educa por meio do exemplo de moral e bons costumes; do avô que alegra a vida dos netos com uma sabedoria que só o tempo traz; do líder nato que gerencia através da mão firme, do caráter irretocável e do coração cheio de amor.

Ogum é o guerreiro que luta pelo amor e o respeito entre todas as criaturas a ser disseminado pela Terra.

É dever de todos aqueles que buscam sua evolução serem justos e bons, cultivar a boa moral e a retidão de caráter. No entanto, ser filho de Ogum numa encarnação ou em sua ancestralidade significa ser respeitoso, protetor e justo sempre. Significa ter a irradiação azul-índigo da Lei em constante foco sobre sua coroa, sabendo, a cada passo que se dá, se o que se faz está de acordo com as Leis Divinas ou não. No primeiro deslize, a consciência dos chamados Filhos de Ogum “grita” e incomoda até que voltem e consertem o desvio no caminho. Ser Filho de Ogum é viver sob a constante vigilância do General da Umbanda. E como todo bom general, Ogum não permite que um filho seu deslize ou saia do caminho reto da Lei.

 

Sabe aquele problema com seu filho indolente? Ou com o companheiro desrespeitoso? Ou aquela falha de caráter íntimo que teima em te atormentar? Pois hoje é dia de acender velas azuis-escuras, brancas e/ou vermelhas e pedir ao Pai da Lei que o auxilie a vencer essas batalhas.

 

Portanto, quero deixar hoje meu pedido ao meu Pai:

Pai, venho hoje pedir que sua espada brilhante envolva a tudo e a todos. Que sua energia marcial nos proteja, dando-nos o ensejo de praticar somente o bem.

Pai, corta os liames negativos que nos prendem ao baixo-astral. Sopra a brisa de um novo dia sobre nossos corações, indicando o caminho reto que devemos seguir.

Faz de nós espelhos de tua Lei, de tua Justiça, de tua retidão de caráter, de teu amor incondicional a tudo aquilo que é justo e bom. Sopra para bem longe de nós a discórdia, a maledicência, a maldade, o desrespeito. Corta com tua lâmina as paixões vãs, os egos inflados, as ilusões da matéria que nos induzem ao erro e retardam nossa evolução.

Cobre-nos com teu amor divino, dando-nos tua força e confiança hoje e sempre,

Amém.

Ogum Yê, meu Pai! Tens em mim tua filha, tua servidora em qualquer tempo e lugar, meu Pai. Guia-me e vigia hoje e sempre!

===================================

Para saber mais:

Anúncios

Um pensamento sobre “Ser filho de Ogum

  1. Como sempre,EXCELENTE MATRIA,alvssaras!!! SALVE A UMBANDA SAGRADA,SACERDCIO PURO,SABESTA,MONOTESTA,MONISTA,KSMICO POR EXCELNCIA!!! Deus nos abenoe,em todo nosso desiderato de ascese intelectual e espiritual!

    Date: Tue, 23 Apr 2013 15:41:57 +0000 To: syntureytt@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s